Unesp realiza a SEMAP- Semana da Administração Pública

Com o tema: EXCELÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Governo e Universidade a Serviço da População, a Unesp, campus Araquara por seu curso de Administração Pública realiza entre os dias 28 de setembro a 02 de outrubro a SEMAP – Semana de Administração Pública.

Atrações Principais:

28/09

Choque de Gestão no Governo Mineiro – Ações e Resultados –Funcionário do Governo de Minas Gerais

29/09

Cases: Nota Fiscal Paulista e Poupatempo – Fulano de tal

30/09

A Universidade Estadual Paulista e sua Contrapartida à Sociedade – Professor Doutor Julio Cezar Durigan – Vice-Reitor da UNESP
Trainee em Administração Pública: uma nova oportunidade aos egressos – Professor Fernando Coelho (a confirmar) – USP Leste/EACH

01/10

A Lei de Responsabilidade Fiscal em debate: cadê o instrumento de gestão? – Prof. Dr. Fabrício Augusto de Oliveira (a confirmar) – UFMG

02/10

Desafios e oportunidades de ação: Estado de São Paulo e Município de Araraquara (Secretário de Gestão Pública Sidney Beraldo e Prefeito Municipal de Araraquara Marcelo Barbieri)

Cursos:

28/09 a 02/10

Recursos Humanos: Papel do Gestor e do Colaborador  – Professor Doutor Wilson José Alves Pedro – UFSCAR
Tomada de Decisão na Esfera Pública – Professor Newton Lima (ex-prefeito de São Carlos) – UFSCAR

29/09 a 02/10

Marketing Político / Marketing Institucional Público – Professora Doutora Sheila Faria Alves Garcia

Oficinas:

28/09

Impacto das Políticas Públicas na vida dos Cidadãos – Fulano de tal
Excelência em Atendimento – A qualidade como parte do serviço público – Professor Doutor Clóvis Azevedo – FGV

29/09

Governo Digital e Expansão do Governo Eletrônico no Brasil – Serpro
Gestão da Qualidade no Serviço Público – Tempo, recursos e pessoas a serviço do Estado

30/09

Seminário de Pesquisa em Administração Pública

01/10

Transparência e Cidadania – Transparência Brasil
Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) – Thais Horta – Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Paulo

02/10

Concursos de Inovação – Fundação Mario Covas

O Tema das palestras, dos cursos e das oficinas está sujeitos à alteração.

A Busca Pela Excelência

práticas e estudos acerca de um bom governo

Os avanços tecnológicos do último século têm provocado inúmeras mudanças no cenário global. A velocidade em que o planeta gira faz do ontem um passado remoto e do amanhã um futuro imprevisível.

De certa forma, o elemento propulsor de qualquer avanço tecnológico é a necessidade humana. Quando tratamos de Administração Pública essas necessidades se tornam coletivas, sociais. A dinâmica do Estado, portanto, requer uma capacidade de reinvenção a cada dia. E é exatamente isto, que move, hoje, tanto acadêmicos quanto os profissionais em Administração Pública. A descoberta e redescoberta de modos de intervenção estatal que amplifiquem o bem estar social.

Os recursos extremamente escassos para demandas intermináveis exigem habilidades dos administradores públicos dignas de malabaristas circenses. E o apoio da equipe técnica aos tomadores de decisão é fundamental para o sucesso das políticas públicas propostas.

Nesse sentido, se faz mais do que justa uma discussão, dentro da Universidade, a respeito destas novas práticas e ferramentas criadas para o favorecimento da plenitude em administração pública. O papel da Universidade e do Governo em promover essa amplificação do bem-estar social é um elemento chave para iniciarmos as discussões.

Inúmeras políticas inovadoras no avanço da qualidade dos serviços públicos vêm sido implantadas, sobretudo no estado de São Paulo, que ainda é referência em termos de Administração Pública. Conquistamos resultados importantíssimos no combate ao desperdício de tempo e recursos, no combate às atividades ilícitas e na amplificação do alcance de atuação do Estado.

Temos, portanto, um novo paradigma na Administração Pública: um Estado que precisa superar um novo desafio: a integração de políticas intersetoriais, que beneficiem a população de maneira exemplar e transversal. Além de possuir diretrizes, deve se fazer funcionar. Ele a nave e nós os pilotos.

O Evento

A Semana de Administração Pública – SEMAP – é um evento acadêmico anual, realizado, tradicionalmente, pelo Centro Acadêmico de Administração Pública “IX de Setembro” da FCL/UNESP no intuito de qualificar e amplificar os debates e discussões em torno dos mais variados temas inerentes à Administração Pública brasileira e internacional. O evento é, ainda, uma forma de abrir a universidade à população, outras instituições e seus alunos, e à sociedade civil. Conta ainda com a presença de docentes, profissionais das diversas áreas, todos voltados para a renovação da administração pública brasileira.

Busca-se, com a SEMAP, uma complementação à formação obtida em sala de aula. Com inúmeras experiências de sucesso na área profissional do futuro egresso, procuramos disponibilizar meios de o estudante vivenciar um pouco da experiência que o aguarda no campo profissional. O paradigma do distanciamento estigmatizado que a Administração Pública apresenta é finalmente quebrado, mostrando que está mais próxima do que parece. E é nessa busca incansável por uma formação crítica de administradores públicos que sejam capazes de criar, implantar e avaliar políticas públicas de maneira efetiva que conduzam o país para o pleno desenvolvimento econômico, social e sustentável que se pauta um dos eventos mais relevantes do Brasil em Administração Pública.

Anualmente realizado na UNESP – Araraquara/SP, neste ano, realizar-se-à nas dependências da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP – Campus de Araraquara/SP entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro de 2009.

O Centro Acadêmico de Administração Pública IX de Setembro, CAAP, é o organizador deste evento e possui o apoio do Departamento de Administração Pública, Departamento de Sociologia, Política e Filosofia, da Coordenação do Curso, da Diretoria, da instituição e dos alunos do curso. Todos idealizadores da SEMAP.

Público-Alvo:

Estudantes de Administração Pública da UNESP; alunos de Administração Pública e Gestão de Políticas Públicas de outras Instituições de Ensino; estudantes universitários de outros cursos que por ventura se interessem pelos temas abordados; professores; sociedade civil; funcionários públicos; pesquisadores da área.

Estimativa de passar pelo evento, aproximadamente, 300 pessoas por dia.

O CAAP

O Centro Acadêmico de Administração Pública “IX de Setembro – CAAP é a entidade estudantil representativa dos alunos de Administração Pública da UNESP – Araraquara/SP. Desde 1991, vem atuando na defesa dos estudantes, na representação estudantil e, na medida do possível, na complementação da formação dos alunos em Administração Pública.

De maneira democrática, representa a todos os alunos de administração pública, fazendo valer a vontade coletiva, gerando o maior benefício à comunidade acadêmica.

Responsável pela integração sócio-cultural dos estudantes, realiza diversos eventos que buscam enriquecer a convivência entre os alunos de administração pública e também dos demais alunos da FCL. Através de festas, eventos culturais, shows, espetáculos, etc., promove a integração e o lazer dos estudantes.

Organiza e promove debates, encontros, discussões acerca dos mais variados temas inerentes à formação multidisciplinar e transversal do estudante, sendo a SEMAP sua atividade de  principal impacto e relevância.

Anúncios

Sobre Sindicato dos Administradores

Sindicato dos Administradores Rua São Bento, 1271 – Centro - Araraquara/SP (16) 3331 5868 sindicato@administrador.org.br

Publicado em 21/09/2009, em 1. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: